sobre impôr limites

 

limites da vida profissional

… ô coisinha difícil de criar e manter

 

Oie, tudo bem?

Como parte de uma vontade de me expressar mais aqui neste espaço que é meu - e não de algum conglomerado de redes sociais nas quais não sei como funcionam os tais algoritmos - pensei em intercalar posts de projetos com alguns posts pontuais e reflexivos, em que escrevo sobre o universo criativo e também sobre o que se passa nos bastidores do meu estúdio.

Quem diria, heim?
Em pleno 2023 eu aqui tendo que reviver UM BLOG, coisa que eu fazia quando tinha 16 anos.
O mundo não gira, ele capota. 😬

Minha ideia é dividir aqui algumas situações bem parecidas com as que eu e meus pares de profissão também passam, mas que talvez muitos dos nossos clientes não tenham esse conhecimento, então acho que vale expressar por aqui.

Todos nós já ouvimos falar sobre os limites da vida profissional e pessoal.

Todos nós sabemos o quanto impor limites é importante para o equilíbrio da nossa saúde mental. Mas também sabemos que é muito difícil criar e manter esse hábito, ainda mais quando se tem um estúdio onde você é o único responsável pelo sucesso ou fracasso, e todo dinheiro que entra é sempre bem vindo. Então eu sei bem sobre o que estou falando, pois sinto na pele diariamente o que é equilibrar essa barra que é gostar de você balança dinheiro x descanso.

São pequenos micro hábitos que venho implementando ao longo dos anos, testando e avaliando os que funcionam e os que é melhor descartar. E você sabe um hábito que tem funcionado muito bem para mim? Silenciar as notificações fora do meu horário de trabalho. Pode não ser fácil traçar essa linha de limite com os clientes a cada novo projeto, mas tento sempre ser clara e transparente ao estabelecer limites, pois assim o relacionamento profissional com o cliente tende a ser mais tranquilo. Afinal, se eu não avisar que tenho horário de trabalho e não estou à disposição dele 24/7 ele é que não tem como adivinhar, certo?

Sem contar que quando o cliente é bacana, entende e respeita essa diferenciação. 🎉

Tento sempre ter em mente que me sinto muito melhor, saudável, leve, equilibrada e mais produtiva quando consigo separar o trabalho da minha vida pessoal. Se é uma coisa que, no final das contas, todas as partes saem ganhando, então por que não avisar desde o início do projeto, certo? Sei que muitas vezes não é fácil, mas quanto mais se faz, mais fácil se torna... e quando a gente percebe: uhu! 🎉

com carinho,
FabíolaGrèco_
fabiolagreco.com